As páginas Discover da Perplexity oferecem um insight de SEO surpreendente

Um post no LinkedIn chamou a atenção para o feed de descoberta de conteúdo da Perplexity chamado Discover, que gera conteúdo sobre tópicos de notícias de tendência. Ele elogiou o feed como um exemplo positivo de SEO programático, embora alguns tenham dito que seus dias nos resultados de pesquisa do Google são numerados. Todos nessa discussão acreditam que essas páginas são uma coisa. Na verdade, eles são algo completamente diferente.

Contexto: Descobrir perplexidade

Perplexity publica um feed de descoberta de tópicos de tendência. A página é como um portal para as notícias do dia, com resumos curtos e links para páginas da web que contêm o resumo completo, além de links para as reportagens originais.

Os SEOs notaram que algumas dessas páginas estão classificando na pesquisa do Google, estimulando uma discussão viral no LinkedIn.

Perplexidade Discover e SEO programático

O SEO programático é o uso da automação para otimizar o conteúdo da Web e também pode se aplicar à criação de conteúdo em escala. Pode ser complicado sair bem e pode resultar em um resultado ruim, se não.

Um LinkedIn publicar Chamando a atenção para a perplexidade Gerated Discover Gerated Feed citou-a como um exemplo de SEO programático “em esteróides”.

Eles escreveram:

“Para cada tópico de notícias de tendência, ele cria automaticamente uma página da web pública.

Agora, essas páginas estão aparecendo nos resultados da pesquisa do Google.

Quando clicado, os usuários pousam em um resumo + podem fazer perguntas de acompanhamento no chatbot.

… Esta é uma tática de SEO programática tão boa colocada em esteróides! ”

Um dos comentários nessa discussão saudou as páginas da perplexidade como um exemplo de bom SEO programático:

“Este é um movimento muito ousado por perplexidade. SEO programático em escala, apoiado por tópicos de tendência, é uma maneira inteligente de capturar atenção e tráfego. O principal desafio será a sustentabilidade – o Google pode ver isso como um conteúdo fino ou ajustar os algoritmos contra ele. Ainda assim, mostra como o AI + SEO está evoluindo mais rápido que o esperado.”

Outra pessoa concordou:

“O SEO faz parte de sua estratégia de crescimento desde o ano passado e funciona muito bem para eles”

O restante dos comentários elogiou o SEO da Perplexity como “ousado” e “inteligente”, além de fornecer “valor genuíno do usuário”.

Mas também havia alguns que previram que “o Google não permitirá essa tendência …” e que “o Google o nerferá em algumas semanas …”

O sentimento geral da implementação do SEO programático por perplexidade foi positivo.

Exceto que não há SEO.

Perplexity Discover não é SEO programático

Ao contrário do que foi dito na discussão do LinkedIn, a perplexidade não está envolvida em “SEO programático”, nem estão tentando classificar no Google.

Uma espiada no código -fonte de qualquer uma das páginas Discover mostra que os elementos do título e as meta descrições não são otimizados para classificar nos mecanismos de pesquisa.

Captura de tela de uma perplexidade Descubra a página da web

Cada página criada por perplexidade parece ter exatamente o mesmo título e meta -descrição elementos:

Perplexidade

Cada página contém a mesma tag canônica:

https://www.perplexity.ai” />

É claro que as páginas Discover da Perplexity não são otimizadas para pesquisa no Google e que as páginas não são criadas para os mecanismos de pesquisa.

As páginas são criadas para humanos.

Dado como as páginas Discover não são otimizadas, não é uma surpresa que:

  • Cada página que testei não foi classificada na pesquisa do Google.
  • É claro que a perplexidade está envolvida em SEO programático.
  • As páginas Discover da Perplexity não são criadas para classificar na pesquisa do Google.
  • As páginas Discover da Perplexity são criadas especificamente para os seres humanos.
  • Se alguma página classificar no Google, isso é inteiramente um acidente e não por design.

O que a perplexidade está realmente fazendo?

As páginas Discover da Perplexity são exemplos de algo maior que o SEO. São páginas da web criadas para o benefício dos usuários. O fato de nenhum SEO ser aplicado mostra que a perplexidade está focada em fazer os destinos de Discover Pages que os usuários recorrem para manter contato com os eventos do dia.

A Perplexity Discover é o primeiro destino da Web criado com zero SEO, provavelmente porque as metas são mais ambiciosas do que dependendo do Google para tráfego.

O surpreendente insight de SEO?

Pode ser que um bom ponto de partida para criar um site e formar uma estratégia para promovê -lo está fora da caixa de areia de SEO. Na minha experiência, tive sucesso em criar e promover fora da estrutura de SEO padrão, porque as estratégias de SEO são inerentemente limitadas: elas têm um objetivo, ranking e perdem atividades que criam popularidade.

O SEO limita como você pode promover um site com regras arbitrárias como:

  • Não obtenha links de sites que não seguem seus links.
  • Não obtenha links de sites com baixa popularidade.
  • A promoção offline não ajuda a classificação do seu site.

E eis a coisa: promover um site com estratégias focadas na criação de reconhecimento de marca com um público tende a criar os tipos de sinais de comportamento do usuário que sabemos que o Google está procurando.

Confira a descoberta da Perplexity em perplexity.ai/discover.

Imagem em destaque de Shutterstock/elenco de milhares

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