A pergunta de hoje corta o coração do gerenciamento de recursos para SEO:
“Como você prioriza as correções de SEO quando a dívida técnica continua se acumulando e você não pode obter recursos de desenvolvimento?”
Neste artigo, veremos diferentes métodos de priorização e o que você pode fazer quando tiver mais trabalho do que apoiar para fazê -lo.
O que é dívida técnica?
Vamos primeiro dar uma olhada no que consideramos “dívida técnica” em SEO.
No desenvolvimento, esse termo refere-se a problemas de longa data com o site que cresceram devido à má administração, ou “fixos rápidos” que não resistiram ao teste do tempo.
No SEO, tendemos a usá-lo para significar qualquer problema baseado em código que esteja afetando fundamentalmente os esforços de otimização. Normalmente, esses são problemas que não podem ser corrigidos apenas pela função de SEO, mas exigem a entrada das equipes de desenvolvimento frontal ou back-end.
Então, quando a maior parte do trabalho necessária para corrigir a dívida técnica de SEO cair em outras equipes, como você garante que o trabalho mais importante seja concluído?
Matriz de priorização
Para priorizar o trabalho, você deve olhar para três aspectos principais. Esses são os riscos associados de o trabalho não ser concluído, os benefícios potenciais, se for e a probabilidade de ser implementado.
Você pode até querer criar uma matriz que detalha a pontuação geral de um item técnico. Em seguida, use isso para priorizá -los. Discuta cada item com as partes interessadas cujas equipes precisarão estar envolvidas em sua implementação.
Tenha uma idéia melhor do escopo completo do trabalho. A partir daí, você pode atribuir uma figura a cada categoria de “risco”, “recompensa” e “probabilidade de implementação”.

Risco
Comece calculando o risco para os negócios se este trabalho não for realizado.
Considere aspectos como risco financeiro, ou seja, “se não executarmos este trabalho, nossas páginas de produtos não serão indexadas. Atualmente, x% da receita dessas páginas de produtos é gerada pelo tráfego orgânico e, portanto, não concluindo este trabalho, corremos o risco de US $ Y de receita a cada ano”.
Também pode ser um risco para o desempenho do site. Por exemplo, ao não corrigir um problema cumulativo de mudança de layout (CLS) em um grupo de páginas, você pode arriscar conversões e classificações.
Tenha uma idéia melhor do nível de risco associado a não corrigir essa dívida técnica. Em seguida, atribua uma pontuação de 1 (baixo risco) a 5 (alto risco).
Recompensa
De maneira semelhante, considere as implicações positivas da realização deste trabalho. Veja como a implementação dessas correções pode afetar a receita, a taxa de conversão, a satisfação do cliente ou até como isso poderia economizar dinheiro.
Por exemplo, “sabemos que temos muitas páginas duplicadas que não estão gerando receita, mas são repetidamente rastejadas por bots de pesquisa. Sabemos que toda vez que um bot rasteja em uma página, custa US $ X nos custos de hospedagem de servidores; portanto, se removermos essas páginas, podemos economizar a empresa a cada ano”.
Observe principalmente os benefícios financeiros da realização do trabalho, mas considere também alguns benefícios secundários.
Por exemplo, este trabalho ajudará os usuários a concluir seus objetivos com mais facilidade? Isso os ajudará a descobrir novos produtos ou talvez desfrutar de uma melhor experiência do usuário?
Considere se o trabalho beneficiará outros canais além da pesquisa orgânica. Suas correções de dívida técnica podem melhorar a experiência da página de destino para um grupo de páginas usadas para campanhas de publicidade paga e tráfego orgânico. O benefício desse trabalho pode ser sentido pela equipe de mídia paga, bem como pela equipe de busca orgânica.
Avalie cada uma das suas tarefas planejadas e atribua -lhes um valor entre 1 (baixa recompensa) e 5 (alta recompensa).
Probabilidade de implementação
Quando o que você está perguntando é realmente um projeto extremamente envolvido e caro que a equipe de desenvolvimento não tem capacidade de fazer, então não será feito. Isso pode parecer óbvio, mas muitas vezes quando estamos tentando priorizar nossas solicitações técnicas, pensamos em seu impacto em nossos principais indicadores de desempenho (KPIs), não em sua pressão na fila de desenvolvimento.
Ao conversar com as partes interessadas de engenharia, você pode perceber que algumas de suas tarefas são mais complicadas do que você pensava originalmente. Por exemplo, um simples bloco de conteúdo editável que está sendo adicionado a uma página pode realmente exigir que um sistema de gerenciamento de conteúdo inteiro (CMS) seja construído.
Discuta suas atividades com as partes interessadas que entendem os verdadeiros requisitos do trabalho, desde as equipes envolvidas até as horas de trabalho que levará.
A partir daí, você terá um entendimento maior de quão fácil ou rápido esse trabalho será. Em seguida, você pode atribuir uma pontuação de 1 a 5 de sua probabilidade de ser implementada (1 sendo altamente improvável e 5 sendo altamente provável).
Método de priorização
Depois de atribuir uma pontuação em cada uma das três categorias para todas as correções da dívida técnica que você deseja realizar, você pode priorizar o trabalho com base na soma das pontuações das três categorias. Quanto maior a pontuação, maior a prioridade que o trabalho é.
Maneiras adicionais de obter recursos de desenvolvimento
Agora, apenas porque você priorizou suas correções, isso não significa que sua equipe de desenvolvimento estará interessada em implementá -las. Ainda pode haver razões pelas quais eles não conseguem executar seus pedidos.
Aqui estão algumas sugestões adicionais para ajudá -lo a colaborar mais de perto com sua equipe técnica.
Discuta o trabalho com o líder da equipe/gerente de produto
O maior obstáculo que você pode precisar superar é geralmente classificado através da comunicação. Ajude sua equipe de desenvolvimento a entender sua solicitação e os benefícios de realizar essas correções técnicas.
Encontre -se com o líder da equipe de tecnologia ou gerente de produto/projeto para discutir o trabalho e como ele pode se encaixar em sua carga de trabalho.
Pode haver maneiras melhores de informar sua equipe técnica sobre o trabalho que salva o tempo de “descoberta” e, portanto, oferece mais oportunidades de trabalhar em seus outros pedidos.
Invista mais tempo com a equipe de desenvolvimento adiantada na criação de um resumo para eles que entram em todos os detalhes necessários.
Problemas em lote em um bilhete
Uma dica para obter mais do seu trabalho através da fila de desenvolvimento está em lote de solicitações em um ingresso. Se você agrupar itens que precisam ser trabalhados no mesmo grupo de páginas ou modelo, isso significa que os desenvolvedores podem fazer várias alterações ao mesmo tempo.
Por exemplo, se você deseja que os títulos de páginas com código duro sejam alterados em suas páginas de produtos, bem como as tags de cabeçalho e a farinha de pão adicionados, coloque-os em um bilhete. Em vez de três pedidos separados para que a equipe de desenvolvimento agenda, eles agora têm um ingresso maior que pode ser trabalhado.
Mostre o valor do seu trabalho para as partes interessadas do desenvolvimento
Mostre o valor do seu trabalho aos objetivos das partes interessadas. Portanto, no caso da equipe de desenvolvimento, pense em como suas correções sugeridas podem beneficiá -las. Descubra quais são seus KPIs ou objetivos e tente posicionar seu trabalho para mostrar os benefícios para eles.
Por exemplo, as equipes de desenvolvimento geralmente têm a tarefa de monitorar e melhorar o desempenho das páginas da Web. Parte disso pode estar gerenciando o orçamento para o servidor. Você pode estar solicitando que um grupo de redirecionamentos seja removido, mas o trabalho não está sendo priorizado pela sua equipe de desenvolvimento. Demonstre o valor da remoção de saltos de redirecionamento na redução da carga no servidor e, portanto, custos do servidor.
Se você pode demonstrar como a redução da dívida técnica beneficia a equipe de SEO e a equipe de desenvolvimento, é muito mais provável que seja implementado.
Pegue a adesão de outras equipes
Nessa nota, consulte a adesão de outras equipes para o seu trabalho. Quando a atividade que você propôs não apenas beneficiará o SEO, mas também o CRO, ou o PPC, pode gerar suporte suficiente para priorizá -lo com a equipe de desenvolvimento.
Mostre o valor do seu trabalho além de apenas suas implicações de SEO. Isso pode adicionar peso à sua solicitação de priorização.
Resumo: Gerenciar a dívida técnica é mais do que uma lista de tarefas
O gerenciamento da dívida técnica de SEO nunca é tão simples quanto manter uma lista de tarefas e trabalhar com ela em ordem. Os recursos internos geralmente são limitados, as prioridades concorrentes surgirão e, provavelmente, você precisa da ajuda de equipes com objetivos muito diferentes. Ao pesar riscos, recompensa e probabilidade de implementação, você pode tomar decisões mais informadas sobre quais correções terão o maior impacto.
Tão importante quanto você comunica essas prioridades. Ao posicionar solicitações de SEO em termos de valor comercial mais amplo, você aumenta as chances de garantir o tempo de desenvolvimento e o suporte à equipe cruzada.
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Imagem em destaque: Paulo Bobita/Motor de Pesquisa Jornal
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