Como criar seu plano de conteúdo do Instagram (com modelo gratuito)

Suas postagens no Instagram estão lutando para ganhar tração?

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, a destaque na plataforma requer estratégia e planejamento de conteúdo.

Um plano de conteúdo é um plano essencial para ajudá -lo a manter suas postagens alinhadas com sua estratégia e seus objetivos gerais de marketing.

Publicar sem um plano pode ser apenas um esforço desperdiçado sem direção clara.

Para apoiar a conversão e o sucesso da sua marca, este guia possui um modelo gratuito de plano de conteúdo do Instagram e dicas úteis que você pode personalizar para sua marca.

Então, vamos tentar capturar alguns desses usuários.

1. Crie seu calendário de conteúdo

Um plano bem estruturado é o seu roteiro para orientar seu caminho, ajudá-lo a cumprir seus objetivos e agendar campanhas de maneira eficaz.

Para esse fim, nosso modelo vem com uma guia Visão geral e guias mensais de planejamento com layouts semanais flexíveis para fornecer uma visão panorâmica do seu conteúdo.

Isso ajudará você a saber quando você atingiu seu objetivo e poderá reajustar e analisar maneiras de melhorar sua estratégia de conteúdo para o próximo.

Além disso, um plano de conteúdo do Instagram pode manter as idéias, orçamentos, temas e iniciativas de marketing categorizadas. Também ajuda a identificar quaisquer lacunas de conteúdo e a criar consistência – uma chave para o sucesso do Instagram.

Comece baixando seu plano de conteúdo do Instagram e faça uma cópia para si mesmo.

Planejador de conteúdo do Instagram: faça uma cópiaCaptura de tela do autor, julho de 2025

Comece com a guia Visão geral, descrevendo os ciclos de campanha, incluindo metas importantes de conversão, temas estratégicos e pilares de conteúdo com orçamentos associados.

Mova para a planilha semanal principal para refinar a execução. Decida tópicos e tipo de postagem, crie legendas apropriadas, alinhe -se aos tipos de campanha e defina CTAs que apóiam seus objetivos de funil de marketing.

Finalmente, depois de ter as legendas expostas e iniciais, você pode passar para a próxima etapa: criar ou atribuir os visuais ou ativos importantes.

A quebra de planejamento de conteúdo em etapas menores e acionáveis facilita a criação de um calendário de conteúdo.

Dica de bônus: sincronizar com iniciativas de marketing existentes

Com uma visão geral útil ou painel (incluído em nosso plano de conteúdo do Instagram), você pode mapear seus temas sazonais, alinhar seus tópicos com dias que está postando e ter suas legendas e hashtags prontas para copiar e colar facilmente quando estiver pronto para agendar seu conteúdo.

Planejador de conteúdo do Instagram: Visão geralCaptura de tela do autor, julho de 2025

Se você já possui algumas iniciativas de marketing, é o momento perfeito para incorporá -las à sua campanha de marketing. Por exemplo, talvez você tenha um novo lançamento de produto.

Você pode criar uma série de conteúdo em torno dele. Explique o lançamento do produto com algumas postagens, execute uma oferta, apresenta um influenciador usando o produto em um vídeo e destaque os principais benefícios.

Eventos e feriados oferecem oportunidades para aumentar o engajamento e atrair novos clientes. Eles são outra maneira divertida e positiva de fazer com que os clientes falem sobre sua marca. Os brindes ou acordos de férias são outra maneira de aumentar o conhecimento da marca e ganhar seguidores.

Se você tiver um evento chegando, poderá criar uma campanha que exija o evento e discutindo os palestrantes envolvidos, produtos que estarão lá ou sacos incríveis que você estará dando no evento.

Recomendamos emparelhar nosso calendário de marketing para 2025 ao criar seu plano de conteúdo do Instagram para amarrar suas campanhas criativas com férias e temas sazonais para a semana, mês ou até trimestre.

2. Defina seus objetivos

Depois de ter seu modelo de conteúdo e antes de planejar suas postagens, o que você deseja fazer é criar seus objetivos no Instagram.

O que você quer realizar? É para aumentar seu público, impulsionar mais engajamento ou aumentar as inscrições de produtos?

Depois de saber disso, você pode definir os principais indicadores de desempenho (KPIs) para marcar diferentes pontos de análise que deseja observar junto com sua campanha no Instagram.

Por exemplo, você deseja aumentar seu público em 20% até o final do ciclo da campanha ou deseja aumentar sua taxa de engajamento para pelo menos 0,43%.

Depois de selecionar seus objetivos de conversão, é benéfico dividir seu objetivo em marcos que você gostaria de alcançar.

Dessa forma, você pode mapear o tipo de conteúdo necessário para cada um e acompanhar seu progresso usando os KPIs que você definiu acima.

Planejador de conteúdo do Instagram Captura de tela do autor, julho de 2025

Pergunte a si mesmo: Quais marcos você pode marcar para alcançar esse objetivo ao longo do caminho? Que tipos de conteúdo, tópicos ou séries de conteúdo você pode criar para aumentar o engajamento?

Anote todos os objetivos que você acha que sua marca pode alcançar razoavelmente (dica profissional: o truque é torná -lo inteligente).

3. Mantenha seu tema e tom consistente

Se você deseja manter suas postagens envolventes, verifique se a consistência visual e tonal desenvolvendo um guia de marca. Você também deseja manter um tema coeso em todas as postagens, incluindo estilo, tipografia e paleta de cores.

Para inspiração, você pode olhar para o seu site, conteúdo e logotipos para ajudar a criar o tom e o tema adequados para suas postagens.

Pense na aparência do seu conteúdo para fotos e vídeos e considere um ângulo ou filtro consistente para definir o tom certo e procurar seu conteúdo.

Também é vital criar procedimentos operacionais padrão (POPs) sobre suas mensagens, seja para legendas, comentários ou respostas a mensagens diretas, porque as chances são, várias pessoas estão gerenciando a conta.

Como você responde aos consumidores no Instagram é importante, especialmente se você tiver várias pessoas respondendo a comentários e mensagens, para garantir que esteja dentro do tom da marca.

4. Mostre sua criatividade: tipos de postagem do Instagram (com exemplos)

O Instagram é mais do que apenas um aplicativo estético de compartilhamento de fotos. É uma plataforma significativa que pode mostrar seu produto em diferentes formatos para entreter, envolver e educar o público.

Existem várias maneiras de criar conteúdo para o Instagram que pode destacar sua marca e aumentar o engajamento.

Vamos conversar sobre eles para obter as melhores práticas para cada caso de uso:

Fotos

As imagens são uma ótima maneira de mostrar USPs dos produtos, compartilhar citações de liderança do pensamento, memes relacionáveis ou anunciar novas atualizações de recursos.

Também é ótimo para fazer perguntas que você pode responder na legenda da sua imagem ou promover ofertas ou brindes através do uso de legendas convincentes.

  • Exemplo: HubSpot’s Meme gerado pela AI de seu representante de atendimento ao cliente como uma figura de brinquedo chama a atenção e serve como iniciador de conversas.

Carrosséis

O que sua empresa pode fazer quando você tem várias fotos da sua sessão de fotos de ponta, mas não quer postá-las em uma grade ou sobrecarregar seu feed? Tentar Carrosséis lindamente criados para garantir o retorno do investimento (ROI).

Os carrosséis são um dos pilares do Instagram desde 2015. É uma coleção de 10 fotos que você pode postar de uma só vez, agora expansível até 20.

Para atrair seu público, torne interessante deslizar bem com narrativa cronológica, elementos de recorte de colagem/revista, sobreposições de texto ou uma narrativa.

  • Exemplo: Foto de Clickup De seu novo calendário de IA, apresenta sobreposição de texto, a transição perfeitamente entre fotos estáticas e dinâmicas e vídeos curtos do tutorial.

Carretel

Em seguida, os vídeos são uma excelente maneira de mostrar espreitadelas de algo aparecendo ou criar teasers de produtos. Você também pode usar vídeos para conteúdo dos bastidores para criar o hype do produto.

Considere usar os rolos do Instagram ou vídeos curtos, para mostrar produtos, compartilhar histórias e aumentar seu público.

A propósito, o Instagram interrompeu o IGTV ou a TV do Instagram, em 2021, mas você pode postar vídeos mais longos em feed. As marcas usam-as para se aprofundar mais para descrever um tópico específico.

Histórias

Enquanto isso, as histórias são fotos ou vídeos que duram 24 horas (a menos que você as adicione aos seus destaques no seu perfil), onde você pode compartilhar postagens do seu perfil ou publicar um novo conteúdo.

É uma maneira popular de ganhar mais seguidores e se envolver com os consumidores.

  • Exemplo: Mesmo que as histórias expirem após 24 horas, elas ainda permanecem valiosas. Brotar social com curadoria de Histórias em seus destaques “tendências”mostrando os principais eventos e insights de mídia social, como Oscars, Coachella e Art Basel.

Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

O conteúdo gerado pelo usuário, ou conteúdo criado por influenciadores, clientes ou outros usuários, é uma ótima maneira de estender seu alcance para diferentes públicos e promover seus produtos.

As pessoas estão mais intrigadas ao aprender sobre um novo produto, se for promovido por alguém que já seguem. Da mesma forma, pode ajudar a criar confiança com os consumidores novos na sua marca se virem uma postagem de um cliente que já a ama.

  • Exemplo: Slack apresentou seu número 1 “Slacker”, Rox (um gerente sênior de mídia social da Gozney), como Um post divertido de UGConde ela aparentemente enviou as mensagens mais frouxas em um ano.

Mas que conteúdo se torna viral? Pode ser benéfico analisar o que seus concorrentes estão postando no Instagram e colocar a reviravolta exclusiva da sua marca.

5. Artido de legendas atraentes e CTAs

Embora seja ótimo ter imagens de alta qualidade e vídeos envolventes, as legendas e a chamada à ação ainda são importantes.

Se você ligou o consumidor com sua foto ou vídeo, ainda deseja enlouquecer com sua legenda e CTA.

IG Content Planner: Preencha colunas, incluindo CTA Captura de tela do autor, julho de 2025

É essencial criar o CTA certo para garantir que os consumidores sigam sua página, se envolvam com sua postagem ou comprem seu produto.

Considere o teste A/B para identificar a abordagem correta para suas campanhas. Uma chamada de ação atraente é clara, concisa e escrita em uma voz ativa.

6. Escolha as hashtags corretas

Pesquisar e escolher as hashtags certas é crucial para garantir que suas postagens atinjam o público -alvo e algumas novas que possam estar interessadas em seu nicho e marca.

As hashtags permitem que seu conteúdo chegue aos usuários além do seguinte perfil ao criar conteúdo para hashtags específicas. Observe quais postagens têm um desempenho particularmente bom.

Dessa forma, você pode criar postagens futuras para hashtags específicas que aumentarão a visibilidade do seu conteúdo a um público mais amplo, ajudando você a obter mais conhecimento da marca.

7. Saiba o melhor momento para postar

As postagens de planejamento com antecedência podem ajudar a aliviar algum estresse da estratégia de mídia social.

Você pode usar o Meta Business Suites para agendar postagens para o Facebook e Instagram e definir postagens por uma semana ou algumas semanas.

Se você não tiver certeza de quando postar, aqui são sugeridos dias e horários em que a análise aponta para onde você obtém mais engajamento e visualizações.

Seria benéfico fazer algumas pesquisas específicas para o seu setor para ver o melhor dia e dia para você fazer suas postagens.

Uma coisa importante a ter em mente quando você está planejando seu conteúdo são as próximas férias.

Você vai postar comemorar o feriado, usar o feriado para fazer uma promoção ou doar ou optar por não postar naquele dia?

Não importa o que você escolha, ter férias em mente é crucial.

8. medir os resultados e ajustar

Insights do Instagramtanto no aplicativo quanto por meio de meta negócios, podem mostrar quantas visualizações uma postagem recebe e estatísticas sobre o envolvimento com as postagens para ajudá -lo a ver quais tipos de conteúdo estão funcionando melhor. Você pode ver gostos, compartilhamentos, comentários e salvamentos do seu conteúdo.

As marcas também podem usar insights para obter métricas na atividade paga. As idéias são uma ótima maneira de ver tendências para que você possa ajustar sua estratégia de conteúdo.

Você também poderá ver métricas sobre seus seguidores para ver quantos você está recebendo, a idade de seus seguidores e informações sobre quando eles são mais ativos online. Dessa forma, você pode ajustar seus horários de postagem para garantir que seja melhor para alcançar seu público.

Além dos insights do Instagram, explore os métodos para medir o impacto nas mídias sociais além das métricas de vaidade para obter uma visão mais profunda sobre o sentimento do cliente e o desempenho geral da marca.

Embrulhando

Se o seu Instagram não estiver obtendo resultados, pode ser devido à falta de planejamento.

Não perca a oportunidade de unir suas metas de conversão, campanhas de marketing, tendências, férias e campanhas criativas e oferecer o orçamento bem planejado e em avanço que merece.

Só pode ajudar, não prejudicar, criar um plano de conteúdo proativo para sua equipe de mídia social permanecer alinhada, manter consistência e fornecer resultados mensuráveis.

Alcançar seus objetivos desenvolvendo um calendário de conteúdo específico do Instagram, guiado pelos objetivos de marketing atuais e os temas orientados a dados, ajudarão sua marca a se envolver na plataforma.

Faça o download do nosso plano de conteúdo do Instagram e comece a ser mais eficaz com sua estratégia do Instagram.

Mais recursos:


Imagem em destaque: Paulo Bobita/Motor de Pesquisa Jornal


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