O WordPress dominou o espaço do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) desde o lançamento em 2003 e, embora ainda seja o líder, o mercado está mudando de maneiras que vale a pena prestar atenção.
Em maio de 2025, o WordPress poderes 43,5% dos sites pesquisados e detém uma participação de 61,2% entre os sites que usam um CMS, de acordo com a W3Techs. Essa ainda é uma vantagem de comando, mas quase quatro pontos percentuais em relação ao seu pico de 2022.
Pela primeira vez em seu reinado de 20 anos, a participação de mercado do WordPress mostrou um declínio sustentado, e concorrentes como Wix, Squarespace e Shopify estão silenciosamente se afastando em seu domínio.
Ao mesmo tempo, a parcela de sites que não usam nenhum CMS caiu de 32,3% em 2023 para 28,9% em 2025, mostrando a adoção contínua de plataformas gerenciadas e construtores hospedados.
Neste relatório, quebraremos o cenário atual do CMS, compararemos as principais plataformas e exploraremos o que essas mudanças significam para profissionais de SEO e profissionais de marketing digital.
Qual é o tamanho do mercado do CMS?
De acordo com a W3Techs, 71,1% dos sites têm um CMS e relatórios de netcraft logo abaixo 200 milhões sites ao vivo.
A partir disso, podemos assumir que o tamanho atual do mercado para sistemas de gerenciamento de conteúdo é de aproximadamente 143,5 milhões de sites.
10 principais cms por participação de mercado (globalmente), maio de 2025
CMS (em maio de 2025) | Lançado | Tipo | Quota de mercado | Uso | |
---|---|---|---|---|---|
Sem cms | 28,9% | ||||
1 | WordPress | 2003 | Código aberto | 61,2% | 43,5% |
2 | Shopify | 2006 | SaaS | 6,7% | 4,7% |
3 | Wix | 2006 | SaaS | 5,3% | 3,87% |
4 | Squarespace | 2004 | SaaS | 3,3% | 2,3% |
5 | Joomla | 2005 | Código aberto | 2,1% | 1,5% |
6 | Drupal | 2001 | Código aberto | 1,2% | 0,8% |
7 | Webflow | 2013 | SaaS | 1,2% | 0,8% |
8 | Sistemas Adobe | 2013 | Código aberto | 1,1% | 0,8% |
9 | Tilda | 2014 | SaaS | 0,9% | 0,7% |
10 | Duda | 2008 | SaaS | 0,9% | 0,7% |
Dados de W3TechsMaio de 2025. (WooCommerce e Elementor não estão listados na tabela acima, pois são plugins do WordPress e não plataformas CMS independentes.)
*Os gráficos são separados devido ao domínio da participação de mercado do WordPress.
WordPress
O WordPress manteve a participação de mercado dominante quase desde o seu lançamento em 2003.
Entre 2014 e 2022, seu uso em todos os sites cresceu 105,7% – um aumento que ajudou a consolidar sua posição como a opção padrão para grande parte da web.
No entanto, estamos vendo uma participação de mercado diminuir em quase cinco pontos percentuais nos últimos três anos.
Isso marca a primeira queda sustentada em sua trajetória de crescimento. É uma tendência que pode continuar à medida que as plataformas mais fáceis de usar ganham terreno e alguns usuários relatam frustrações com compatibilidade com plug-in, atualizações principais e gerenciamento de segurança.
Leia mais: você ainda deve usar o WordPress?
Shopify
Como o segundo CMS mais popular hoje, e um longo caminho atrás do WordPress, a participação de mercado do Shopify atualmente está em 6,7%
É usado por 4,7% de todos os sites pesquisados.
Wix
Wix continua sua subida lenta e constante, ligando 3,8% de todos os sites.
Seu crescimento pode ser atribuído ao trabalho que eles fazem na marca.
Squarespace
O Squarespace mostrou um crescimento constante na última década, com sua participação no mercado do CMS crescendo de 0,3% em 2014 para 3,3% em 2025 e o uso em todos os sites subindo para 2,3%.
Seu crescimento pode ser atribuído à crescente demanda por plataformas de baixa manutenção e destaque.
Leia mais: WordPress vs. Squarespace – qual é o melhor?
Joomla e Drupal
Joomla e Drupal viram um declínio constante na participação de mercado, caindo dos 3 primeiros para as posições 5 e 6.
Essa mudança provavelmente reflete uma tendência mais ampla, onde as plataformas baseadas em SaaS mais amigas estão capturando a atenção de pequenas empresas e usuários não técnicos.
Sem cms
Entre 2024 e maio de 2025, os sites que operam sem um CMS caíram 8%, continuando a tendência de soluções com código personalizado.
Durante o mesmo período, os sites que usam o WordPress cresceram menos de 1%.
O declínio nos sites “sem CMS” sinaliza uma tendência contínua de plataformas mais estruturadas e gerenciáveis para a criação de sites.
WordPress vs. Joomla vs. Participação de mercado do Drupal

Desde 2024, a Joomla diminuiu sua participação de mercado em 16%, enquanto o Drupal caiu 25%.
Juntos, eles já detiveram 14,8% da participação de mercado do CMS em 2014 – agora esse número fica em apenas 3,3%.
Eles caíram das manchas nº 2 e 3 para o número 5 e 6, ultrapassadas por plataformas mais rápidas como Wix e Squarespace em 2022.
Joomla, em particular, teve um forte impulso desde o início – superou brevemente o WordPress no interesse de pesquisa até perto 2008de acordo com o Google Trends – mas não acompanhou as demandas modernas da plataforma.

Por que esses sistemas populares de gerenciamento de conteúdo caíram tanto?
É provavelmente devido à força do suporte de terceiros para o WordPress com plugins e temas, tornando-o muito mais acessível.
O crescimento dos construtores de sites, como Wix e Squarespace, indica que as pequenas empresas querem uma solução gerenciada mais direta e começaram a mordiscar a participação de mercado a partir do fundo.
Participação de mercado dos construtores de sites: Wix vs. Squarespace

De janeiro a maio deste ano, a participação de mercado da Wix cresceu 13%, enquanto o Squarespace aumentou 3,1%.
Se olharmos para os construtores de sites, seu crescimento é uma forte indicação de onde o mercado pode ir no futuro.
Dim, entre maio de 2024 e maio de 2025, a participação de mercado de:
- O Shopify cresceu 6,3%.
- Wix cresceu 35,9%.
- O Squarespace cresceu 10%.
Quando comparamos a contração da participação de mercado de 2,7% do WordPress no último ano com os outros jogadores, temos que perguntar: “O que está impulsionando a mudança?”
Os construtores da Web SaaS, como Wix e Squarespace, não exigem conhecimento de codificação e oferecem um site hospedado que o torna mais acessível para uma pequena empresa obter uma presença na Web rapidamente.
Não há necessidade de organizar uma solução de hospedagem, instalar um site e configurar seu próprio email. Um construtor da web faz bem tudo isso para você.
O WordPress não é conhecido como uma plataforma complicada para usar, mas requer algum conhecimento de codificação e uma compreensão de como os sites são construídos.
Por outro lado, um construtor de sites é um caminho muito mais fácil para o mercado, sem a necessidade de entender o que está acontecendo no back -end.
Leia mais: Wix mudou como os sites são construídos e por que você deve prestar atenção
Elementor
Elementor é o construtor de páginas do WordPress mais usado, instalado em 17,3% de todos os sites com um CMS e CMS conhecidos e 12.3% dos sites Alls pesquisados (não mostrados abaixo) – mais do que Wix e Squarespace combinados – embora funcione como um plug -in no WordPress, não um CMS independente.

Embora não seja um CMS por si só, é um participante importante na formação de como o WordPress é usado.
No entanto, como é um plug-in de terceiros e não um CMS, ele não está listado nos 10 cms superiores acima.
Se compararmos o volume de tráfego com o número de CMs, podemos ver que o WordPress está na seção de ouro, para cima e à direita, claramente favorecida por sites com mais tráfego.
Com base no uso entre domínios de classificação mais alta, o Joomla se encaixa em um nicho de menos instalações, mas mais sites de tráfego alto, indicando que mais sites profissionais o estão usando.
Squarespace e Wix estão à esquerda e para baixo, destacando que estão instalados em menos sites com menos tráfego. Indica fortemente que eles são usados mais por pequenos sites e pequenas empresas.
O Elementor preenche a lacuna entre os dois e tem o peso da participação de mercado do WordPress, mas é usado por sites com menos tráfego.
O apetite está crescendo para soluções plug-and-play de arrastar e arrastar que tornam acessível uma presença na web para qualquer pessoa. Este é o espaço para assistir.
Participação de mercado do CMS do comércio eletrônico: WooCommerce vs. Shopify

O WooCommerce tem uma participação de mercado de 12,7%, enquanto o Shopify tem 6,7%.
O espaço do comércio eletrônico ecoa um padrão semelhante ao dos construtores de sites.
Poderes de WooCommerce 9% de todos os sites existentes, tornando -o o plug -in de comércio eletrônico mais amplamente adotado.
Ele não aparece na lista CMS da W3Techs porque é um plug -in do WordPress, mas é um fator -chave na popularidade duradoura do WordPress.
Olhando para a distribuição, podemos ver um padrão claro emergir. Em comparação com outras plataformas de comércio eletrônico, o WooCommerce é dominante.
Possui mais participação de mercado do que seus concorrentes combinados: Shopify (6,7%) + Prestashop (0,9%) + OpenCart (0,6%) + Magento (0,5%) = 8,7%de participação de mercado.

Sites menores podem favorecer o WooCommerce, mas possui o peso da plataforma do WordPress para o acesso ao mercado e, portanto, mais instalações, assim como o Elementor.
O Shopify aumentou durante a pandemia, com a participação de mercado crescendo 52,9% de 2020 a 2021 e depois 26,9% de 2021 a 2022 – muito mais do que qualquer outra plataforma.
Ele caiu em 2023 e se recuperou em 2024. Em 2025, manteve -se constante em 6,7%.
Por que a participação de mercado do CMS é importante para alguém que trabalha em SEO?
Para os profissionais de SEO, ficar de olho nas tendências de participação de mercado do CMS é essencial porque elas influenciam a arquitetura do site, a disponibilidade de plug -in e a flexibilidade técnica de SEO.
Como fragmentos de mercado, as estratégias de otimização de tamanho único não o correm mais.
O WordPress continua a liderar, mas os construtores de sites como Wix, Squarespace e Shopify ganham tração, indicando onde está o crescimento do mercado, especialmente para pequenas empresas.
Se mais SMBs estiverem mudando para os construtores de sites, entender as limitações e meandros dessas plataformas para SEO poderá ser uma vantagem competitiva.
O Shopify agora é executado em 4,7% de todos os sites pesquisados (não apenas sites com um CMS) – esse é um mercado potencial de 61 milhões de sites.
Com sua crescente participação de mercado, a especialização em SEO do Shopify pode ser uma jogada estratégica para um profissional de SEO.
Wix e Squarespace também estão crescendo. À medida que mais pequenas empresas adotam essas plataformas, ficar fluente em seus ecossistemas pode diferenciá -lo em um mercado lotado.
O WordPress pode ser dominante agora, mas também é onde está a maior competição. Às vezes, o alinhamento com um CMS mais nicho pode ser um movimento estratégico para novas oportunidades de clientes.
Mais recursos:
Todos os dados coletados da W3Techs, Maio de 2025a menos que indicado de outra forma.
Veja o Página de metodologia W3Techs para onde os dados são coletados.
Imagem em destaque: Paulo Bobita/Motor de Pesquisa Jornal
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