Por que o futuro depende do marketing responsável

“Com grande poder vem uma grande responsabilidade.”

Foi isso que o tio Ben disse a Peter Parker (também conhecido como Homem -Aranha) em 1962.

Vamos torcer a frase para a nossa indústria: “O grande marketing vem de grande responsabilidade”.

Essa é a mensagem Lola Bakare envia em seu livro 2024, Marketing responsável: como criar uma estratégia de marketing autêntica e inclusiva.

Recentemente, ela participou de uma entrevista ao CMI sobre marketing responsável. Assista aos destaques abaixo ou continue lendo algumas conclusões de seu livro (uma leitura obrigatória) e da discussão.

 

O que é marketing responsável?

Lola diz que usou as palavras “marketing responsável” para tirar a pressão dos profissionais de marketing. Ela explica o porquê começando com a conhecida marca de roupas ao ar livre Patagonia. A marca tem uma reputação de seu compromisso com o meio ambiente. Até promete 1% das vendas a causas ambientais. E, no entanto, não usa a palavra “sustentável” na descrição de sua missão de marca.

Vincent Stanley, diretor de filosofia da Patagônia, explicou essa decisão deliberada em um Entrevista com Yale Insightsque lola referências em seu livro:

“SUStainable é o termo popular para empresas que têm ambições ambientais e sociais. Não achamos que há muito o que fazemos na Patagônia que é realmente sustentável. É por isso que usamos a frase ‘empresa responsável’. Estamos aprimorando nossas práticas para criar a menor quantidade de poluição e usar a menor quantidade de recursos para criar um produto. Isso está reduzindo os danos. ”

Lola diz que o fundador da Patagônia, Yvon Chouinard, explica assim: “Com o que tenho agora, com as condições em que estamos agora, tudo o que posso fazer é tentar ser o mais responsável possível”.

Mas é mais do que isso. Lola defende o marketing responsável porque simplifica a conversa (e ao obter um apoio e outro apoio)-algo que é necessário agora mais do que nunca.

Ele permite que os profissionais de marketing de concessão de marketing de finalidade, marketing inclusivo, marketing de causas, marketing consciente, marketing multicultural, marketing de impacto social, marketing ético, marketing de diversidade, marketing sustentável e marketing cultural, explica ela.

O marketing responsável também funciona para o lado comercial. “Quando bem feito, o marketing responsável impulsiona o crescimento sustentável dos negócios. É um lembrete poderoso de que fazer o bem e fazer bem não é mutuamente exclusivo, mas lindamente interconectado ”, escreve Lola.

“Ao otimizar a relevância, a intenção e a precisão, o marketing responsável nos convida a dizer ‘RIP’ a confusão desnecessária que nos diminui, nos impede e deixa o trabalho que muda o mundo vulnerável aos detratores, tanto bem-intencionados quanto de outra forma.” ”

Não comece com demandas

O marketing responsável não começa com ultimatos sobre o que deve ser feito ou queixas sobre o que não está sendo feito corretamente, diz Lola.

Ela relata uma conversa recente em seu evento de lançamento do livro. Um homem entre os 20 e os 20 anos perguntou a ela quando ele deveria ter a sua opinião e compartilhar suas idéias sobre todas as coisas erradas que a empresa estava fazendo. Reconhecendo sua frustração (e como ele a lembrou nessa idade), ela compartilhou alguns conselhos que podem surpreendê -lo.

“Você não faz dessa maneira”, ela disse a ele. “Você controla o que pode controlar. Você fica em sua pista.

“Comece a conhecer as pessoas, faça perguntas, faça com que elas o vejam como um jovem curioso. E então eu garanto que, em pouco tempo, você será convidado para a mesa e pediu sua opinião. ”

Mas uma vez que você está à mesa, você ainda não faz exigências, diz Lola. Você defende e implementa uma estratégia de marketing responsável.

Qual é a estrutura de marketing responsável?

Em 2023, o Federação Mundial de anunciantes pesquisados ​​CMOs e profissionais de marketing globais seniores em 38 empresas. Oitenta e oito por cento relataram ter uma estrutura de marketing responsável e 87% disseram que essas estruturas são cada vez mais importantes para suas operações de longo prazo.

Lola dedica a primeira parte de seu livro para destilar uma estrutura para marketing responsável, que se reflete nos títulos dos capítulos:

  • Torne-o autêntico: impacto social relevante para a marca
  • Torne -se saber: impacto da reputação
  • Faça a contagem: impacto comercial

Cada bloco de construção leva ao próximo. Uma marca com relevância social ganha uma reputação de bem que se converte em um resultado financeiro.

Lola chama isso de volante triplo de primeira linha. Cada bloco possui cinco indicadores principais de desempenho. Quando um ou mais dos KPIs são alcançados, o próximo bloco de estrutura é desbloqueado – criando um ciclo contínuo de impacto regenerativo.

Os KPIs de impacto social incluem:

  • Promover a diversidade
  • Permitindo inclusão
  • Avançando a equidade
  • Cultivo pertencente
  • Apoiando a sustentabilidade

Reputação Impact KPIs Encompass:

  • Amplificando a identidade da marca
  • Entregando mídia acertada positiva
  • Aumentando a parcela da voz
  • Gerando o boca a boca (pontuação do promotor líquido)
  • Melhorando as pontuações de saúde/sentimento da marca

Os KPIs de impacto comercial incluem:

  • Dirigindo vendas
  • Adquirindo novos clientes/usuários
  • Retenção de clientes/usuários
  • Maximizando o compartilhamento/frequência da carteira
  • Atrair investidores

Vale a pena enfatizar que você precisa apenas obter um KPI em uma categoria para impulsionar sua marca para o próximo estágio. Assim, por exemplo, se a sua marca marketing cultivar uma comunidade on -line onde os membros sentem que pertencem (impacto social), ele pode aumentar sua parcela da voz (impacto da reputação) e depois reter clientes (impacto comercial). Com o volante totalmente envolvido agora, você pode ver contribuições e benefícios em andamento em todas as categorias de impacto.

Lola escreve: “O pensamento triplo de primeira linha se reúne porque, quando você resolve um problema, cria preferência da marca e é isso que faz com que o impacto da reputação se transforme em impacto comercial”.

Use suas superpotências

“Ninguém tem mais poder para mostrar às pessoas o que realmente está acontecendo”, diz Lola. “Que ganha-ganha você encontrará onde não está apenas criando valor financeiro para o seu negócio, mas também está dobrando isso porque fez a melhor coisa que todo profissional de marketing sabe que é o código de trapaça para o sucesso externo … conexão emocional”.

Para ajudar em seu processo, Lola oferece livros e autores (eu vinculei seus livros e páginas individuais do LinkedIn) que ajudaram em seu desenvolvimento como profissional de marketing e seu pensamento como advogado de marketing responsável:

“Vamos nos levantar, especialmente aqueles de nós que têm esses trabalhos realmente divertidos, onde temos muito controle sobre o que as pessoas veem, consomem e ouvem. Se vamos moldar a cultura, vamos moldá -la de uma maneira que inclua todos nós ”, diz Lola.

E é assim que usar seu poder de marketing responsável para o bem da sua empresa e do mundo.

 

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