Na semana passada, na Parte 1 (Encontre aqui), examinamos se as visões gerais da IA do Google estão realmente mudando a maneira como as pessoas usam a pesquisa.
Os dados revelaram que, enquanto os usuários visitam o Google com mais frequência com visões gerais de IA, eles:
- Passe menos tempo por visita.
- Não estão criando consultas significativamente mais longas ou mais complexas.
Agora, voltamos a uma pergunta ainda mais conseqüente para o ecossistema da web:
O Google está entregando sua promessa de “aumentar o tráfego para o ecossistema” através da visão geral da IA?
Esta reivindicação foi repetida pelo CEO da Alphabet, Sundar Pichai, em vários fóruns:
- “Em geral, descobrimos que é o aumento geral do uso e, quando o olhamos ano após ano, conseguimos aumentar o tráfego para o ecossistema”.1
- “As pessoas estão usando -o para pesquisar de maneiras inteiramente novas … e recuperar o melhor que a web tem a oferecer.”2
Para proprietários de sites, editores e criadores de conteúdo, esta é a pergunta de um milhão de dólares.
Além disso, se as visões gerais da IA realmente impulsionam mais tráfego para a Web, eles representam uma evolução da pesquisa.
Mas se eles não conduzirem mais tráfego para a Web, eles potencialmente representam uma interrupção significativa no relacionamento entre o Google e a Web Open.
Vamos examinar o que os dados realmente mostram sobre os padrões de tráfego antes e após a introdução das visões gerais da IA.
Como lembrete, fiz uma parceria com a similarWeb para analisar mais de 5 bilhões de consultas de pesquisa em vários mercados. E aqui está o que esse conjunto de dados inclui:
- Mais de 5 bilhões de pesquisas Consultas e 20 milhões de sites.
- Tempo médio no local, pesquisas por sessão e visitas por usuário no google.com – no total e comparando o Reino Unido, EUA e Alemanha.
- Uma comparação de palavras-chave com e sem visão geral da IA que analisa pesquisas por sessão, tempo médio gasto no Google e compartilhamento de cliques zero.
- Visualizações de página e tempo gasto no google.com para palavras -chave mostrando visões gerais da IA vs. palavras -chave sem visão geral da IA.
- Comprimento médio de consulta para o Reino Unido, EUA e Alemanha.
Reivindicação: Fomos capazes de aumentar o tráfego para o ecossistema
Os dados da minha análise mostram que essa reivindicação não está correta.
De fato, meu estudo revela AIOS aumenta a participação zero de clique de 72% → 76%.
Usuários que deixam o Google se envolvem mais, como mencionado em Parte 1mas uma parcela maior de perguntas nunca “volte para a web”.

É importante fazer uma pausa aqui.
Veja quantas palavras-chave (60% no ponto mais baixo, mostrado pela linha preta acima) levam a pesquisas com clique zero, mesmo quando o Google não mostra uma visão geral da IA.
Muitas palavras-chave que cresceram em zero cliques após a visão geral da IA lançada oficialmente em maio de 2024 também tinham cliques zero antes do lançamento.
Mas após o lançamento, vemos um aumento claro de cliques zero para palavras-chave da AIO e um platô em novembro de 2024 em 76% (acima de 71,4% em abril de 2024).
A parte dos cliques zero também cresceu para palavras-chave não-AIO, que podem ser explicadas por recursos do SERP, como trechos em destaque.
Por exemplo, o SEMRush mostra uma tendência ascendente clara para o número de vídeos que aparecem nos termos da Wikipedia, um dos maiores sites da web, classifica.

Como resultado de mais recursos do SERP, a lacuna em compartilhamento de cliques zero entre palavras-chave mostrando AIOS e não mostrando que o AIOS fechou de 15,4% em maio de 2024 a 11,4% em fevereiro de 2025.
Aqui está outro exemplo que desafia Pichai e as reivindicações da equipe do Google:
Consultas de pesquisa sem visão geral da IA resultam em duas vezes mais visualizações de página como aqueles com visão geral da IA.
Nesse sentido, os AIOS enviam menos tráfego para o ecossistema em geral e leva a menos visualizações de página. Este é um golpe de morte para os editores que dependem do volume de impressão de anúncios.
Para ser justo, pode -se argumentar a favor do ponto de Pichai aqui, nessas visualizações de página das palavras -chave da AIO, cresceram 21,5% desde o lançamento em maio de 2024, em comparação com apenas 1,3% de crescimento para palavras -chave sem visão geral da IA durante o mesmo período (até novembro de 24, após o que caírem).
Então, você pode olhar para essa tendência e dizer: “Vistas de página das consultas da AIO cresceram”, mas isso omite muito contexto importante.

Veredicto: essas reivindicações não estão dizendo a verdade completa – na melhor das hipóteses
Em Parte 1Cheguei à seguinte conclusão:
Quando examinamos os dados de perto, surge um padrão claro: as reivindicações do Google sobre as visão geral da IA mudando fundamentalmente a maneira como pesquisamos são amplamente exageradas.
Sim, os usuários visitam o Google com mais frequência, mas estão gastando menos tempo por visita e não criando consultas significativamente mais longas ou mais complexas. Isso sugere que as visões gerais da IA estão criando um padrão de comportamento de “resposta rápida”, em vez de um envolvimento mais profundo com a pesquisa.
E a parte 2 da minha análise confirma esse padrão.
Sim, as consultas estão rastejando por mais tempo e os cliques derivados de AIO são de alta qualidade.
No entanto, o crescimento com clique zero contradiz a alegação de que a AIO envia consistentemente mais tráfego “de volta à Web”.

O aumento do comprimento da consulta é incremental-não é uma mudança no atacado para um comportamento “totalmente novo”-e o aumento da resolução zero clique significa que muitas pesquisas param no Google, em vez de alcançar “o melhor que a web tem a oferecer”.
Certifique-se de se inscrever porque, na próxima semana, estou publicando o primeiro estudo de usabilidade da AIO para complementar os dados quantitativos que publiquei nos últimos cinco meses com idéias qualitativas.
Deixe -me dizer -lhe … isso mudará seu modelo de pesquisa e otimização de LLM.
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2 Google I/O 2024: uma E/S para uma nova geração
Imagem em destaque: Paulo Bobita/Motor de Pesquisa Jornal
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