Testando as reivindicações de tráfego pós-AIO do Google

Na semana passada, na Parte 1 (Encontre aqui), examinamos se as visões gerais da IA ​​do Google estão realmente mudando a maneira como as pessoas usam a pesquisa.

Os dados revelaram que, enquanto os usuários visitam o Google com mais frequência com visões gerais de IA, eles:

  1. Passe menos tempo por visita.
  2. Não estão criando consultas significativamente mais longas ou mais complexas.

Agora, voltamos a uma pergunta ainda mais conseqüente para o ecossistema da web:

O Google está entregando sua promessa de “aumentar o tráfego para o ecossistema” através da visão geral da IA?

Esta reivindicação foi repetida pelo CEO da Alphabet, Sundar Pichai, em vários fóruns:

  • “Em geral, descobrimos que é o aumento geral do uso e, quando o olhamos ano após ano, conseguimos aumentar o tráfego para o ecossistema”.1
  • “As pessoas estão usando -o para pesquisar de maneiras inteiramente novas … e recuperar o melhor que a web tem a oferecer.”2

Para proprietários de sites, editores e criadores de conteúdo, esta é a pergunta de um milhão de dólares.

Além disso, se as visões gerais da IA ​​realmente impulsionam mais tráfego para a Web, eles representam uma evolução da pesquisa.

Mas se eles não conduzirem mais tráfego para a Web, eles potencialmente representam uma interrupção significativa no relacionamento entre o Google e a Web Open.

Vamos examinar o que os dados realmente mostram sobre os padrões de tráfego antes e após a introdução das visões gerais da IA.

Como lembrete, fiz uma parceria com a similarWeb para analisar mais de 5 bilhões de consultas de pesquisa em vários mercados. E aqui está o que esse conjunto de dados inclui:

  • Mais de 5 bilhões de pesquisas Consultas e 20 milhões de sites.
  • Tempo médio no local, pesquisas por sessão e visitas por usuário no google.com – no total e comparando o Reino Unido, EUA e Alemanha.
  • Uma comparação de palavras-chave com e sem visão geral da IA ​​que analisa pesquisas por sessão, tempo médio gasto no Google e compartilhamento de cliques zero.
  • Visualizações de página e tempo gasto no google.com para palavras -chave mostrando visões gerais da IA ​​vs. palavras -chave sem visão geral da IA.
  • Comprimento médio de consulta para o Reino Unido, EUA e Alemanha.

Reivindicação: Fomos capazes de aumentar o tráfego para o ecossistema

Os dados da minha análise mostram que essa reivindicação não está correta.

De fato, meu estudo revela AIOS aumenta a participação zero de clique de 72% → 76%.

Usuários que deixam o Google se envolvem mais, como mencionado em Parte 1mas uma parcela maior de perguntas nunca “volte para a web”.

Crédito da imagem: Kevin Indig

É importante fazer uma pausa aqui.

Veja quantas palavras-chave (60% no ponto mais baixo, mostrado pela linha preta acima) levam a pesquisas com clique zero, mesmo quando o Google não mostra uma visão geral da IA.

Muitas palavras-chave que cresceram em zero cliques após a visão geral da IA ​​lançada oficialmente em maio de 2024 também tinham cliques zero antes do lançamento.

Mas após o lançamento, vemos um aumento claro de cliques zero para palavras-chave da AIO e um platô em novembro de 2024 em 76% (acima de 71,4% em abril de 2024).

A parte dos cliques zero também cresceu para palavras-chave não-AIO, que podem ser explicadas por recursos do SERP, como trechos em destaque.

Por exemplo, o SEMRush mostra uma tendência ascendente clara para o número de vídeos que aparecem nos termos da Wikipedia, um dos maiores sites da web, classifica.

Crédito da imagem: Kevin Indig

Como resultado de mais recursos do SERP, a lacuna em compartilhamento de cliques zero entre palavras-chave mostrando AIOS e não mostrando que o AIOS fechou de 15,4% em maio de 2024 a 11,4% em fevereiro de 2025.

Aqui está outro exemplo que desafia Pichai e as reivindicações da equipe do Google:

Consultas de pesquisa sem visão geral da IA ​​resultam em duas vezes mais visualizações de página como aqueles com visão geral da IA.

Nesse sentido, os AIOS enviam menos tráfego para o ecossistema em geral e leva a menos visualizações de página. Este é um golpe de morte para os editores que dependem do volume de impressão de anúncios.

Para ser justo, pode -se argumentar a favor do ponto de Pichai aqui, nessas visualizações de página das palavras -chave da AIO, cresceram 21,5% desde o lançamento em maio de 2024, em comparação com apenas 1,3% de crescimento para palavras -chave sem visão geral da IA ​​durante o mesmo período (até novembro de 24, após o que caírem).

Então, você pode olhar para essa tendência e dizer: “Vistas de página das consultas da AIO cresceram”, mas isso omite muito contexto importante.

Crédito da imagem: Kevin Indig

Veredicto: essas reivindicações não estão dizendo a verdade completa – na melhor das hipóteses

Em Parte 1Cheguei à seguinte conclusão:

Quando examinamos os dados de perto, surge um padrão claro: as reivindicações do Google sobre as visão geral da IA ​​mudando fundamentalmente a maneira como pesquisamos são amplamente exageradas.

Sim, os usuários visitam o Google com mais frequência, mas estão gastando menos tempo por visita e não criando consultas significativamente mais longas ou mais complexas. Isso sugere que as visões gerais da IA ​​estão criando um padrão de comportamento de “resposta rápida”, em vez de um envolvimento mais profundo com a pesquisa.

E a parte 2 da minha análise confirma esse padrão.

Sim, as consultas estão rastejando por mais tempo e os cliques derivados de AIO são de alta qualidade.

No entanto, o crescimento com clique zero contradiz a alegação de que a AIO envia consistentemente mais tráfego “de volta à Web”.

Crédito da imagem: Kevin Indig

O aumento do comprimento da consulta é incremental-não é uma mudança no atacado para um comportamento “totalmente novo”-e o aumento da resolução zero clique significa que muitas pesquisas param no Google, em vez de alcançar “o melhor que a web tem a oferecer”.

Certifique-se de se inscrever porque, na próxima semana, estou publicando o primeiro estudo de usabilidade da AIO para complementar os dados quantitativos que publiquei nos últimos cinco meses com idéias qualitativas.

Deixe -me dizer -lhe … isso mudará seu modelo de pesquisa e otimização de LLM.

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1 CNBC Exclusive: CNBC Transcript: CEO da Alphabet Sundar Pichai fala com o Deirdre Bosa da CNBC em “Closing Bell: Hourtime Time” hoje

2 Google I/O 2024: uma E/S para uma nova geração


Imagem em destaque: Paulo Bobita/Motor de Pesquisa Jornal

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