Você ouviu o canário cantar na mina de carvão de marketing?
Ficou um pouco mais alto no mês passado depois Ahrefs divulgou um relatório Mostrando uma queda de 32% no mês em que o mês no tráfego de pesquisa no Hubspot.com, a casa do site do popular software de gerenciamento de relacionamento com clientes. (Janeiro de 2025 teve 5,7 milhões de visitas e dezembro de 2024 viu 8,7 milhões de visitas.)
Os profissionais de marketing fizeram muitas picadas, compartilhando as estatísticas com respostas no nível da superfície e proclamando as descobertas como um indicador de que o SEO está morto.
Por que você deveria se preocupar com o que está acontecendo com o site do HubSpot? Você não deveria. Afinal, você provavelmente não está no setor de CRM, nem sabe em detalhes exatamente qual é a estratégia de marketing da empresa.
Mas você não deve ignorar as implicações potenciais. Deborah Carver, do Tecnólogo de Conteúdo, escreve: “A favor de impulsionar rapidamente o conteúdo de um leitor de cliques zero (influenciadores de SEO proeminentes e seus acólitos de marketing de conteúdo) esqueceram que outros campos, táticas e idéias existem fora da Internet”.
Veja o recente Hullabaloo de pesquisa para o que realmente é – um sinal de alerta antecipado de que os profissionais de marketing estão em tumulto sobre a rápida evolução de como os consumidores encontram uma empresa e seu conteúdo, produtos e serviços.
É hora de impedir sua abordagem tradicional de SEO (provável) de longa data. Aqui estão cinco perguntas a serem respondidas para preparar sua marca para o futuro:
1. Seu público se comporta da mesma forma que fez?
Antes de mergulhar em como os membros do seu público usam a pesquisa, explore todas as suas interações com sua empresa. Muita coisa aconteceu nos últimos anos, desde as mudanças em onde as pessoas trabalham (remoto versus escritório da empresa) até como aprendem (online e pessoalmente) e como obtêm respostas (ferramentas generativas de IA versus mecanismos de pesquisa tradicionais). Adicione os desafios legais e sociais nas mídias sociais, desde a proibição do Tiktok aos proprietários da plataforma, e você pode ver que seu público está passando por muita coisa.
Toda essa mudança afetou como ela se envolve com sua empresa? Uma auditoria do comportamento do seu público pode responder a isso. Examine os pontos de dados de 2023, 2024 e hoje para suas táticas de marketing. O que aumentou? O que diminuiu? O que permaneceu o mesmo? Os números indicam grandes mudanças de comportamento que vale a pena notar (e responder)?
Com essa visão de grande porte, agora você pode se aprofundar nos detalhes e, nesse processo, é o tráfego de referência ao seu site.
2. Seu tráfego de referência realmente entrega?
Fique abaixo da superfície dos números de tráfego do site para entender quais visitantes realmente importam para sua organização.
O tráfego de referência da pesquisa leva os visitantes a tomar as ações que você deseja?
Caso contrário, talvez você deva ajustar seu investimento em SEO e colocar alguns (ou todos) em seus componentes de estratégia de marketing que entregam resultados.
Se o tráfego de referência for útil, broca para entender quais segmentos de visitantes realmente entregam. Quais são as intenções desses pesquisadores cobiçados? É informativo, comercial ou transacional?
Quais são as palavras -chave mais eficazes? Afinal, apenas porque seu site é altamente classificado para algumas palavras -chave não significa que é útil para o negócio.
Szymon Slowik ilustra isso em seu Análise aprofundada das notícias do HubSpot no Surfer SEO. Ele aponta como o HubSpot perdeu seu ranking número 1 para o “Modelo de Estratégia de Marketing”, bem como “citações” e observa que um é provavelmente mais importante que o outro para os negócios do HubSpot.
Com esta nova análise, repercorrente sua lista de palavras -chave para enfatizar as que são o maior impacto e excluir aquelas que são irrelevantes.
Isso leva ao próximo passo.
3. Suas métricas realmente medem o sucesso?
As métricas para o sucesso do SEO normalmente se concentram em palavras -chave e classificações. Os chefes ficam impressionados com quantos três principais rankings aparecem em uma lista aparentemente interminável de palavras no relatório trimestral. Obviamente, nada disso importa se os altos rankings não servirem aos negócios.
É por isso que você deve revisar o plano de medição para garantir que ele conte o que contribui para as metas de marketing da empresa. Obviamente, você não pode simplesmente revisar unilateralmente as métricas por conta própria. Converse com os executivos da empresa para obter suas contribuições, explique seu novo sistema de relatórios recomendado e obtenha o OK antes de implementar o relatório mais útil.
4. E quanto à sua competição de conteúdo?
Com uma melhor compreensão do comportamento do seu público e sua lista de palavras -chave recém -priorizada, você está pronto para explorar um comportamento de pesquisa mais amplo.
Insira cada palavra -chave para saber qual o conteúdo dos sites já classifica bem para ele. Como é a página de resultados da pesquisa? Existe uma visão geral da IA no topo? Se sim, inclui um único ou múltiplo links de origem? Visite essas fontes e qualquer um dos principais rankings não citados no AIO. Analise o próprio conteúdo (incluindo links, imagens, vídeos e cabeçalhos incorporados), juntamente com os metadados disponíveis, para encontrar oportunidades para sua marca melhorar ou criar um novo conteúdo.
DICA: Não se esqueça de fazer uma pesquisa de áudio por suas palavras -chave para entender o que aparece nos ouvidos do seu público.
5. O que há no nome de SEO?
Sua empresa provavelmente codificou SEO e SEM na estrutura de marketing. Os títulos dos funcionários podem incluir os acrônimos. Você pode contratar agências de SEO ou especialistas SEM.
É um bom momento para iniciar a conversa sobre como atualizar o título, reconhecer que o SEO e o SEM não são atividades isoladas. Mas não apenas implemente uma mudança de título. Peça a esses funcionários que descrevam seu trabalho sem usar “SEO” ou “SEM”. Faça o mesmo com qualquer parceiro externo também. Avalie essas descrições, adicione suas próprias modificações e colabore para chegar a um nome de função que reflete com mais precisão o que eles fazem ou realizam.
DICA: Se a conversa sobre um novo nome revelar que eles fazem apenas o trabalho tradicional de SEO, é hora de atualizar a descrição do trabalho ou encontrar uma nova agência.
Cante uma música de marketing moderna
Você não precisa se preocupar com a grande queda de tráfego do HubSpot. Isso é para o provedor de CRM fazer (ou não). No entanto, você pode ouvir todo o hullabaloo como uma chamada de aviso.
É hora de entender melhor como o comportamento do seu público está evoluindo e como o marketing da sua marca deve responder. Em seguida, você pode cantar uma música que será recebida com aplausos do seu público e de seus executivos.
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